sábado, 31 de janeiro de 2009

NENHUM MASSACRE É LEGÍTIMO


Por Ricardo Gondim

Os atos de retidão são preciosos aos olhos do Senhor. A idéia de que o homem foi criado à sua imagem e semelhança, foi interpretada, não como uma analogia do ser, e sim como uma analogia do fazer. O homem é chamado a agir à semelhança de Deus. “Seja tu misericordioso como Ele é misericordioso”.

O significado de ter sido criado à imagem de Deus está escondido em um enigma. Mas talvez possamos supor que a intenção era que o homem fosse uma testemunha de Deus, um símbolo Dele. Ao olhar o homem, deveríamos sentir Sua presença. Mas, em vez de viver como uma testemunha, o homem tornou-se um impostor; em vez de ser um símbolo, tornou-se um ídolo. Em sua indignada presunção, desenvolveu uma falsa sensação de soberania que preenche o mundo com terror.

Somos orgulhosos das façanhas de nossa civilização tecnológica. Mas nosso orgulho pode causar nossa suprema humilhação. O orgulho de sustentar que “a minha força e fortaleza das minhas mãos conseguiram estes bens” (Deuteronômio 8.17), nos levará a dizer “nosso deus” à obra de nossas mãos (Oséias 14.4).

Trememos ao pensar que em nossa civilização há uma força demoníaca que tenta se vingar de Deus. Depois que o homem comeu o fruto proibido, o Senhor expulsou-o do Paraíso para lavrar a terra da qual foi extraído. Mas o que fez o homem, que é mais sutil que qualquer outra criação de Deus? Empreendeu a construção de um paraíso por meio de seu próprio poder e está expulsando Deus desse Paraíso. Durante várias gerações as coisas pareciam estar bem. Mas agora descobrimos que nosso Paraíso está construído sobre um vulcão, podendo vir a ser um vasto campo de extermínio do homem.

Este é o momento de gritar: é vergonhoso ser humano. Ficamos constrangidos ao sermos chamados de religiosos diante do fracasso da religião em manter viva a imagem de Deus perante o homem. Vemos o que está escrito no muro, mas somos demasiado analfabetos para compreender o que quer dizer. Não há soluções fáceis para problemas sérios: tudo que podemos pregar honestamente é uma teologia do desânimo. Aprisionamos Deus em nossos templos e em nossos slogans, e agora a palavra de Deus está morrendo em nossos lábios. Deixamos de ser símbolos. Há escuridão no leste e presunção no oeste. E a noite? E a noite? O que é a História? Guerras, vitórias, e guerras. Muitos mortos. Muitas lágrimas. Pouco ressentimento. Muitos medos. E quem poderia julgar as vítimas da crueldade cujo horror se transforma em ódio? Será que é fácil impedir que o horror da maldade se converta em ódio contra os malvados? O mundo está encharcado de sangue e a culpa é interminável. Não se deve perder toda a esperança?

O que salvou os profetas do desespero foi sua visão messiânica e a idéia da capacidade do homem de se arrepender, o que influenciou sua compreensão da história. A história não é um beco sem saída, e a culpa não é um abismo. Sempre há um caminho pelo qual se pode sair da culpa: o arrependimento e o retorno a Deus. O profeta é uma pessoa que, mesmo vivendo no desalento, tem o poder de transcendê-lo. Acima da escuridão da experiência paira a visão de um dia diferente.

Egito e Assíria travaram guerras sangrentas. Odiando-se mutuamente, ambos são inimigos de Israel. Suas idolatrias são abomináveis e seus crimes terríveis. Como se sente Isaías, filho de um povo que aprecia o privilégio de ser chamado de “Meu povo” pelo Senhor a “obra de suas mãos” (Isaías 60.21), quando se refere ao Egito e à Assíria? Naquele dia haverá um caminho do Egito e da Assíria; os assírios entrarão no Egito, e os egípcios na Assíria; e os egípcios servirão com os assírios. Naquele dia Israel será parceiro do Egito e da Assíria; uma bênção no centro da terra, a qual Deus abençoou dizendo: Bendito meu povo do Egito, a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança. Isaías 19.23-25.

Nosso Deus é também o Deus de nossos inimigos, sem que eles o conheçam e apesar de O desafiarem. A inimizade entre estas nações transformar-se-á em amizade. Viverão juntas quando juntas servirem a Deus. As três serão igualmente o povo escolhido de Deus.

(Antes de criticar os pensamentos acima, aconselho cautela. A falta de aspas (" ") é proposital. Nem uma palavra do que escrevi veio de minha pena. Eu as copiei todas de Abraham Joshua Heschel, um dos mais reverenciados rabinos do século XX, e um dos principais filósofos do judaísmo de todos os tempos).
Soli Deo Gloria.

5 comentários:

  1. Esse tema é realmente polêmico, mas vale mesmo uma reflexão séria. Me surpreendeu essa visão em se tratando se um rabino.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos mesmo de uma mensagem que denuncia o ódio, a violência e as guerras. Pois apesar de tanta perversidade,ainda a "história não é um beco sem saída,e a culpa não é um abismo". Isso é lindo e maravilhoso. Parabéns, por essa postagem.
    Pr. Adriano Machado, Seara, SC.

    ResponderExcluir
  3. Novamente as pessoas tratam assuntos relevantes e verdadeiros, não nego, e utilizam-se da história para justificar seus argumentos, o que também é válido, mas normalmente seu conceito de história ainda está amarrado aquela história tradicional, apenas de grandes nomes, grandes guerras e conquistas, esqueçem-se que há muita subjetividade em como abordamos a história: através do materialismo histórico (marxista), da história social (annales) e ainda a "nova história, que ao invésw de partir dos grandes "fatos" que são escolhidos pelo historiador desde Heródoto, a vê "debaixo pra cima"(Hobsbawn), com suas representações e interrogações, a qual nem sempre o senso comum consegue fazê-lo.
    Assim , cada fato e cada análise, trazem consigo o "dedo" de seu autor, suas experiências, leituras, vivencia social e familiar, espiritualidade e muito mais.
    É por isso que a História afirma ( o q nós evangélicos abominamos) que não há somente uma verdade, e sim várias, cada um com a sua.
    Afinal crer q somos todos iguais no coração , pensamentos e experiências de vida é no mínimo ingenuidade.
    E respeito isso, sem é claro discordar da opinião de Ricardo Godin que muito respeito, nam do Rabino, que aparentemente na contramão de seus companheiros de sinagoga, ousou ter uma opinião diferente.
    Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  4. É vergonhoso ser humano? Nãaaao! A razão é simples: o ser humano é a "obra prima de Deus". Vergonhoso é ver o ser humano escolhendo e adorando novos deuses. A teologia do ter assume proporções Dantescas. Jesus Cristo não é mais o foco da teologia.
    O artigo em questão é bem filosófico.É um bom artigo para os intelectuais.Como todo escrito filosófico, fica no campo das idéias.O autor afirma que a visão messiânica salvou os
    profetas. Concordo. Não só salvou os profetas como pode continuar salvando pessoas hoje.
    Sim o nosso Deus ama os nossos inimigos, me desculpem a minha afirmação simplista: não só os ama como os quer salvar.
    Quando Israel, o Egito e a Assíria retornarem para o Único caminho serão benção no centro da terra.
    Obrigado, Jease por ter postado esse artigo.Contribuiu para uma reflexão melhor do Reino de Deus.

    ResponderExcluir