terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Por Uma Família Saudável


Por: Jease Costa

2 Samuel 13.1-22
“Quando o rei Davi ouviu todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira” (v.21).

A causa da degradação social que em vivemos está ligada à degradação da família. A família é a célula mater da sociedade. Mas isso também sob os pontos de vista moral e ético, pois sua estrutura, sob a ótica dos valores, define a estrutura e a saúde da sociedade. É com esse pensamento que o Dr. Paul Tournier, em Mitos e Neuroses, diz que a sociedade está agonizando. Então, a maior tragédia pela qual possa passar uma família é justamente a falta de valores morais saudáveis.

Era essa a realidade da experiência familiar de Davi. Na texto destacado acima, sua ira se deveu ao caso do incesto cometido por seu filho Amnom com Tamar. É digno de nota que Davi não conseguisse inserir no cerne do ser de seus filhos os valores que correspondiam aos desejos do coração do Senhor, os quais ele mesmo prezava, e os resultados disso incluíram dor e morte.

Fica para nós uma reflexão importante sobre o grande desafio para as nossas famílias: a construção do lar deve ser feita com base em valores espirituais e morais elevados. Os pais têm o dever de inserir na alma de seus filhos o senso do temor de Deus, o amor pelo semelhante e os demais valores morais que devem promover saúde interior. Se fizermos assim, o mundo, no tempo próprio, agradecerá.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário