sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Oração na Angústia

Por: Jease Costa

“Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo” ( 2 Reis 19.16).

A relação com Deus não diminui nossa humanidade. Assim, comete erro quem ensina que a vida de fé autêntica deverá nos livrar de todas as adversidades e angústias. Se isso fosse verdadeiro do ponto de vista da religiosidade bíblica, a fé não seria instrumento de acesso à vitória, mas de fuga. Entretanto, a fé autêntica não nos torna imunes às adversidades e angústias, mas, ao contrário, nos faz prevalecer sobre elas. Por elas passamos, mas não sucumbimos.

Esse acontecimento na vida de Ezequias, rei de Judá, e que o motivou a fazer a oração exposta no versículo acima, nos ensina que, do ponto de vista das circunstâncias, todos estamos sob as mesmas possibilidades. Tanto o rei Ezequias, servo do Senhor, quanto os outros reis pagãos passaram pela mesma ameaça de destruição por parte de Senaqueribe, rei da Assíria. Isso, inclusive, foi um dos argumentos usados por seus generais para intimidar Ezequias. Assim, crentes e descrentes estão sujeitos a toda sorte de adversidades. A vida é igual para todos. Qual o diferencial, então? O diferencial é a fé. Aquele que serve a Deus não está sozinho na hora da angústia, pois a Ele tem acesso através da oração. Aquele que não crê em Deus sucumbe, mas aquele que nEle crê e o busca, prevalece quando a angústia vem.

Se você está passando por tribulações, não se desanime e nem deixe sua fé esmorecer. Da mesma forma que Ezequias prevaleceu sobre a ameaça de domínio da Assíria como resposta à oração, você também vai prevalecer, pois o mesmo Deus que ouviu a Ezequias está ao seu lado pronto para ouvir, também, seu clamor. A posição de vitória inclui o dobrar dos joelhos.

Um comentário:

  1. Pr. Jease,

    Mais uma vez uma palavra sábia de sua parte. Tenho me deliciado com seus artigos. Continue sempre assim, firme nas Escrituras para a glória de Deus.

    Erico Rempel

    ResponderExcluir