quarta-feira, 18 de maio de 2011

HOMOS-SEXUS / O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE



INTRODUÇÃO DO LIVRO (lançamento em junho pela Abba Press - www.abbapress.com.br)

Há temas sobre os quais é sempre válida uma nova abordagem, tanto à guisa de informação quanto de proporcionar novas oportunidades de reflexão a partir de um outro olhar. E um desses temas é certamente o da homossexualidade.

O termo homossexual é formado pela junção de uma palavra de origem grega (homos = igual) com outra que vem do latim (sexus = sexo), e significa “igual no sexo”, em referência à preferência, ou atração sexual, por parte de uma pessoa (embora também ocorra entre animais), seja homem ou mulher, por outra do mesmo sexo. À homossexualidade feminina é dado o termo de lesbianismo ou safismo, em referência à ilha grega de Lesbos, um importante centro cultural onde vivia a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C, cujos poemas, muito admirados, cantavam o amor e a beleza em sua maioria dirigidos às mulheres. Já o termo gay ao longo do tempo tem adquirido um caráter mais político do que comportamental, cabendo aos “movimentos gay” a tarefa de lutar pelos direitos dos homossexuais por meio de eventos, como, por exemplo, a Marcha Gay, ou através de suas associações e organizações políticas que têm grande poder de influência nos vários mecanismos políticos, sociais e de comunicação de massa.

Por conta dos movimentos gay e da mídia esse tema tem sido trazido à tona com extrema regularidade, principalmente em face da chamada “Lei da Homofobia”, através da qual os homossexuais pretendem garantir principalmente o direito de serem aceitos na sociedade livres de toda sorte de preconceitos e hostilidades. E é justamente aí que entra a igreja. Ela tem sido acusada de ser homofóbica por tradicionalmente não concordar com a homossexualidade, e alguns de seus líderes já sofreram processos judiciais antes mesmo de a lei ser aprovada, como foi o caso do pastor luterano Ademir Kreutzfeld que, no ano de 2006, foi processado por homofobia pelo ativista gay responsável pelo jornal O Tropeiro, da cidade de Rancho Queimado, em Santa Catarina, porque preocupado com a promoção da homossexualidade feita em uma matéria do jornal, questionou os comerciantes locais a respeito do patrocínio dado àquele tipo de reportagem.

Em razão disto, entre outras coisas, penso que a igreja deve se posicionar a respeito da homossexualidade com base em um conceito mais elevado do ser humano e a partir de uma leitura contextualizada da Palavra de Deus sem, entretanto, ter que abrir mão dos valores absolutos que devem nortear sua vida, sua caminhada e sua conduta em relação ao indivíduo e aos temas que dizem respeito ao mundo em que ela está inserida. Sendo assim, é útil também perguntar qual é a proposta que o cristianismo oferece ao homossexual.

Devo admitir que apresentar uma resposta objetiva e cabal pode incidir no erro de se supor que quem a responde tem a interpretação definitiva do texto bíblico e da questão homossexual. É por isso que este livro pretende apresentar uma proposta cristã, considerando que ela parte de uma linha de interpretação da forma como o cristianismo compreende a temática da homossexualidade. Embora a premissa deste livro seja a partir de uma proposta, isso não significa que não se procurou dar consistência bíblica e teológica à argumentação. A linha interpretativa do texto bíblico aqui desenvolvida caminha pela via da ortodoxia cristã, porém o indivíduo, seus sentimentos e sua história não são deixados de lado, o que inevitavelmente interfere nos caminhos para os quais as propostas apresentadas apontam.

Este livro não tem a pretensão de trazer algo novo sobre a homossexualidade, até porque penso que esse conceito está um tanto desgastado. É muito comum o uso da frase: “de acordo com as novas pesquisas sobre a homossexualidade...”, e a partir daí se desenvolver um discurso como se estivessem trazendo à lume algo absolutamente novo sobre este tema. A bem da verdade, o que eu percebo é que o que se encontrou foram apenas novas formas de se defender as mesmas antigas teses ainda em cima de muitas conjeturas tanto da parte dos que são a favor da homossexualidade quanto dos que lhe são contrários, embora esses últimos com menor consistência, admitindo-se que os defensores da causa homossexual investiram em uma nova forma de abordagem em que se procurou dar maior fundamentação científica à questão ou uma interpretação bíblica primando por maior consistência histórico-textual, embora essa consistência não signifique necessariamente precisão porque, para isso, vai depender da chave hermenêutica adotada. Nesse quesito, os que têm posicionamento contrário à homossexualidade nem sempre têm elevado o nível da abordagem, ficando em muitos casos ainda reféns de uma argumentação ultrapassada, permeada pela intolerância e pelo preconceito em relação ao indivíduo homossexual.

Também é importante que se diga que esta obra não é um tratado científico sobre a homossexualidade, não tem a pretensão de colocar um ponto final na discussão e nem objetiva promover um debate acadêmico sobre o assunto, pelo simples fato de que sua proposta não é científica nem acadêmica, mas pastoral. Por isso, é importante que o leitor a leia considerando esse propósito em particular, pois o que se pretende aqui é oferecer uma contribuição mais pragmática e menos teórica ou conceitual, levando sempre em conta o indivíduo, mas sem abrir mão do que a Palavra revelada de Deus tem a dizer. É esse o esforço empreendido.

É possível que a proposta deste livro apresentada aqui esteja muito acima do que o seu conteúdo seja capaz de alcançar, e com toda certeza, ao mesmo tempo em que poderá agradar a alguns, também desagradará a outros. Porém, se provocar no leitor que não é homossexual a abertura de uma janela por mínima que seja em sua mente e em seu coração que lhe dê a possibilidade de reler o indivíduo homossexual de forma mais justa e humana, e no leitor de orientação homossexual, se for o caso, algum vislumbre a mais a respeito de si mesmo sob a ótica do evangelho e do propósito de Deus aqui apresentado para sua vida, já terá sido útil. Entretanto, mesmo que isso não ocorra, mas se servir pelo menos para avaliação e reafirmação de conceitos preestabelecidos, ainda assim terá valido a pena.

Jease Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário