sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Fonte de Poder

Por Jease Costa
Filipenses 4.10-20
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (v.13).

Esse versículo exposto acima deve ser entendido à luz dos anteriores, para não corresmos o risco de termos uma visão de nós mesmos ou do evangelho incompatível com o que a Bíblia quer dizer. Ele não diz que, em Cristo, temos poder para fazer qualquer coisa, como, por exemplo, ser aprovados em um exame sem prepararmo-nos adequadamente. Não é esse tipo de coisa que Paulo diz que podemos em Cristo. Para essas coisas precisamos dar o melhor no preparo e no espírito de luta. No texto, Paulo está se referindo às provações e privações. É uma referência ao poder que lhe dá condições de suportar adversidades.

Há quem pregue que, estando em Cristo, estamos imunes às dores da vida, como se Deus fosse um Pai superprotetor, pronto a nos livar de toda adversidade, por menor que seja. Essa teologia carece de respaldo bíblico e não pode resistir a um exame sério do texto sagrado. Stanley Jones diz que “Deus não nos trata como crianças mimadas”, e que “uma criança mimada é uma criança estragada”. Nessa carta à Igreja de Filipos Paulo admite as adversidades como sendo parte da própria vida. São palavras suas: “sei o que é passar necessidade […]” (vs. 12). Mas também diz que aprendeu o segredo de viver contente em toda e qualquer situação. O segredo é Cristo, que lhe dá condições de suportar todas as coisas, a ter “autarquia”, que é a capacidade de administrar os sentimentos e emoções, e a ter equilíbrio na fé a despeito das lutas. É esse o poder que temos em Cristo: o poder de prevalecer diante das provas da vida.

Mesmo estando em Cristo, não estamos imunes às lutas da vida, mas nEle podemos todas as coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário