segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A necessidade de um retorno à Pessoa de Cristo

Por Jease Costa

Colossenses 2.1-15
“pra que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus – Cristo” (v.2).

Ninguém pode conhecer a Deus se ele não se der a conhecer. Assim, tudo o que envolve a sua Pessoa é um grande mistério. Nesse sentido, Cristo é o maior dos mistérios que envolvem a Pessoa de Deus, pois nele estão escondidas as riquezas do seu amor, do seu plano de redenção do homem moralmente caído e do poder para o aperfeiçoamento do nosso caráter e do ajustamento de nossa vida ao seu padrão. Paulo sabia que sem o conhecimento de Cristo não há crescimento espiritual nem poder para agradar ao Autor da vida. Sabia, também, quão perniciosos são a adesão a uma espiritualidade comprometida com a conveniência e a fé que, ao invés de nos aproximar de Deus com espírito servil, nos induz a uma postura de manipulação de seus atos. E, justamente por isso, ele fala do seu esforço e empenho pelos colossenses em “proclamar [a Cristo], advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria” (1:28). Assim, quando ele diz que está lutando por eles, é esse o sentido de sua luta: revelar a eles o mistério de Deus, que é Cristo, combatendo as falsas doutrinas que prejudicam a fé.

Algumas das características negativas de alguns crentes hoje é a fragilidade da fé e a falta de uma espiritualidade madura, robusta e enriquecedora, o que impede o crescimento e o aperfeiçoamento na relação com Deus, bem como o bom desenvolvimento do ministério cristão. Há muitos crentes fracos que não têm condições de se manter em pé diante de Deus e de resistir as setas malignas contra suas vidas. Então, o que se pode concluir é que a razão disso é justamente a falta de um conhecimento mais profundo da pessoa de Cristo, o mistério de Deus. É preciso, portanto, estarmos unidos a Cristo, completamente absorvidos por sua pessoa, buscando a manutenção de uma relação cada vez mais íntima com ele, a fim de sermos fortalecidos com seu poder para vivermos a vida que ele preparou para nós e termos recursos adequados para combatermos o mal.

A única forma, portanto, de a igreja hoje ter uma presença que deixe as marcas de Cristo no mundo é a partir de uma volta irrevogável à pessoa de Jesus. Urge a necessidade de cristãos desse calibre, que estejam dispostos, a partir de um retorno à pessoa de Cristo, fazendo dele Senhor absoluto de suas vidas, a abrirem mão de si mesmos, de seus planos pessoais e de seus sonhos, quando estes não forem conformes à vontade dele. Homens e mulheres grandes o suficientes para se dobrarem ao seu domínio e, a partir disso, terem condições de exalar pelo ar da história o bom perfume de Cristo.

Que ele encontre essa pessoa em mim e em você!

Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso e desafiador ! Estar em Cristo é a oportunidade de podermos "tocar na orla de seu vestido" e ser liberto de tantas coisas que impedem a nossa perfeita comunhão com Ele. É como diz o evangelho de João: Ligados na videira p/ frutificar.

    ResponderExcluir