segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mordomia das Oportunidades

Por: Jease Costa


Efésios 5.1-21
“usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus” (v.16).

Dizem que “não importa como morre um homem; importa como ele vive”. Fala-se muito, e com razão, do desperdício de água, energia e alimento, alegando-se que disso depende nossa vida neste planeta. É verdade. Entretanto, há outro tipo de desperdício não menos importante que interfere na nossa qualidade de vida, e a respeito do qual não damos muita atenção e valor. É o desperdício do tempo. O tempo que se perde é vida que se vai, e a qual não se recupera mais.

Nessa parte da carta de Paulo às igrejas da região de Éfeso, ele instrui aos crentes a que tenham cuidado com a maneira como vivem, e logo em seguida lhes orienta a que “usem bem cada oportunidade porque os dias são maus”. Isso porque, uma vez que os dias são maus, a vida será melhor ou pior não dependendo dos bens que acumulamos, mas da forma como usamos cada oportunidade que Deus nos dá. É isso o que significa viver como sábios (v. 15). É natural que nos preocupemos com o tempo de vida que temos para viver. Entretanto, isso em parte não depende de nós. Portanto, muito mais importante do que o tempo na vida é a vida no tempo. É bom ter muito tempo de vida. Mas, melhor ainda é ter muita vida no tempo que Deus nos dá.

Há uma poesia recitada no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” que expressa bem tudo isso. Uma parte diz assim:

Saí pela floresta deliberadamente
para sugar a essência da vida,
para expulsar o que não era vida.
Para não descobrir, ao morrer,
Que me esqueci de viver.

Mas Paulo deixa claro que viver com sabedoria começa com a compreensão e aplicação da vontade do Senhor na experiência diária (v. 17). Portanto, use bem o tempo; não se esqueçe de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário