terça-feira, 16 de novembro de 2010

A palavra de autoridade de Jesus

Por Jease Costa


Marcos 5.1-20
“Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo” (v.8).

A palavra de autoridade de Jesus se justifica no fato de que nada está acima dele. Nem na natureza nem no mundo espiritual. Nem mesmo a vida ou a morte. Sua palavra já aquietou ventos e mares, trouxe à vida quem já havia encontrado a morte, deu saúde a doentes e libertação a cativos de espíritos demoníacos. Após a sua ressurreição, ao se encontrar com os discípulos, disse-lhes que toda autoridade lhe havia sido dada no céu e na terra. Ele é acima de tudo e de todos. Tudo se submete ao comando de sua palavra.

Entretanto, há duas coisas dignas de nota em se tratando palavra de autoridade de Jesus. Primeiro, que isso não o torna refém da nossa fé. O fato de ele poder fazer todas as coisas não significa que as fará apenas porque nós cremos. A fé é, de fato, necessária para que alcancemos os benefícios do Senhor, mas sua ação sempre corrobora com os seus propósitos. A fé não pode ser usada como mecanismo de manipulação dos atos de Deus. Ao contrário, ela deve nos levar ao encontro de sua Pessoa e vontade.

E em segundo lugar, Jesus nunca usou sua palavra de autoridade como meio de atrair aclamação ou admiração popular. Quando expulsou demônios nunca o fez como uma forma de apresentar um show. Não fazia entrevistas com o demônio ao mesmo tempo em que humilhando o endemoniado para mostrar que estava no controle da situação. Quando ordenava a um espírito imundo para que se retirasse seu propósito era abençoar aquele que dele era cativo, e não usar disso como oportunidade de atrair aclamação popular. Sua palavra de autoridade não era um instrumento a serviço de sua vaidade, mas um gesto de amor e bondade para o bem das pessoas e para a glória do Pai.

Penso que isso tudo diz respeito a nós, pois nem sempre compreendemos adequadamente os propósitos da autoridade do nosso Senhor na nossa experiência diária. O fato de termos fé que nosso Senhor tem autoridade em sua palavra, e que por ela pode fazer todas as coisas, isso deveria nos levar a uma atitude de submissão e reverência diante dele, e não a usarmos essa fé como instrumento de manipulação dos seus atos. Sua autoridade revela sua condição de Senhor. Nós não estamos em posição de dar palavras de ordem a ele. Ele está acima de tudo e de todos, e seus atos sempre correspondem aos seus santos propósitos. Se nossos desejos corresponderem a esses propósitos, ele os cumprirá. Caso contrário, nosso papel deve ser de submissão e de adoração, uma vez que ele, como Senhor, sempre tem os melhores planos e submete tudo ao seu domínio.

Há ainda outros que se utilizam da fé na palavra de autoridade do Senhor como instrumento de conquista de admiração e respeito. Se apresentam como sendo aqueles através de quem o Senhor age e realiza seus sinais e prodígios. São eles que supostamente têm a oração mais forte, mais poder em seus atos e palavras, que estão tão próximos de Jesus que se confundem com o próprio Senhor. Nesse caso, a fé na palavra de autoridade de Jesus não é instrumento para a bênção do mundo e para a glória do Pai, mas para saciar a própria fome e a sede de poder, de capacidade de manipulação e da ânsia de serem aclamados pelas multidões. Daí, aberrações como paletós, lenços, e, até mesmo suor, que curam e que operam milagres.

Precisamos voltar a aprender com nosso Senhor. A fé nos dá acesso ao seu poder e bênçãos, é bem verdade, mas tudo isso deveria nossa levar a uma postura de maior humildade, simplicidade e serviço diante de Deus e de nossos semelhantes.

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DA MENSAGEM 'a palavra de autoridade de Jesus'.SINCERAMENTE,ALGUEM QUE TENHA AMOR A VERDADE E VIVENCIA O PROPOSITO DE DEUS, JAMAIS AGUENTARIA PASSAR UM MINUTO EM FRENTE A UMA TV,VENDO TANTOS MILAGREIROS E EXORCISTAS EXECUTANDO TANTAS PROEZAS;A NÃO SER COM UMA VISÃO CRITICA.JÁ OUVI,PASTORES USANDO AS ' ESCRITURAS'PARA COLOCAR DEUS 'CONTRA A PAREDE',POIS SEGUNDO ELE, DEUS TERIA QUE CUMPRIR O QUE PROMETERA.POBRES COITADOS!!!A GRANDE MISERICORDIA DE DEUS É O MOTIVO DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS E NÃO TEMOS MERITO ALGUM POR QUE TUDO É DE GRAÇA.

    ResponderExcluir