terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um líder, um referencial

Por Jease Costa
2 Reis 21.1-9
“Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez uma Asera como a que fizera Acabe, rei de Israel, e adorou a todo o exército do céu, e os serviu” (v.3).


Normalmente quando pensamos no que define a força de um rei, pensamos em suas conquistas, seu poderio militar e na expansão dos seus domínios. É bem vardade que esses são elementos que definem a força de um rei. Entretanto, há outro elemento que precisa ser valorizado: um coração que se mantém firme em Deus. No caso de Manassés, seu coração era ocupado pelo que Deus reprova, pela canalização do seu amor a outros deuses. O seu coração não era ocupado por Deus, e como se não bastasse, mais grave ainda, levou o povo a abandonar os caminhos de retidão e a percorrer por trilhas de maior impiedade até mesmo do que os povos das nações pagãs.

A responsabilidade de quem ocupa posição de liderança é grande porque sua conduta não interfere apenas em sua vida pessoal, mas também na vida daqueles que estão sob suas responsabilidades, seja na igreja, na vida secular ou na família. Normalmente um líder nunca cai sozinho. Daí o dever de ser exemplo do bem, de uma fé firme e de um coração que se alegra na lealdade e submissão a Deus.

Acredito que há muitos motivos que expliquem a fragilidade da fé de nossa geração, mas dentre esses motivos está a falta de referenciais seguros. Certa vez fui procurado por um pai que queria minha ajuda para levar seu filho a amar mais a igreja. O problema é que ele mesmo, o pai, não a amava. Assim, fui levado a lhe dizer: “meu irmão, seu filho não ama a igreja porque lhe falta exemplo. Se o irmão amasse a igreja, haveria maior possibilidade de seu filho a amar também”. Há um provérbio antigo que diz que a palavra move, mas o exemplo arrasta. É grande a nossa responsabilidade.

Um comentário:

  1. Olá Pr. Jease!

    Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários serão sempre bem-vindos por lá.

    www.hermesfernandes.com

    Juntos pelo reino!

    ResponderExcluir