quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Privilégio de Ser Membro da Família de Deus

Por: Jease Costa
Efésios 2.11-22
“Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (v.19).

Quando o apóstolo Paulo escreveu sua carta às igrejas da região de Éfeso, na Ásia Menor, ainda existia um preconceito muito forte da parte dos judeus para com os povos gentios, isto é, os que não eram judeus. Isso, por certo, trouxe muitos prejuízos para a igreja cristã como um todo, uma vez que, mesmo sob a instrução dos ensinamentos de Jesus, havia discriminação no contexto da igreja. Os cristãos judeus ainda se sentiam superiores aos gentios. Paulo também trata desse problema em sua carta à igreja de Roma, e esse também foi o motivo de seu entreveiro com o apóstolo Pedro. Ciente, então, desse problema no seio das igrejas, Paulo instrui os irmãos a respeito do fato de que os que estão em Cristo entram em uma nova comunidade com novas bases, onde todos os elementos que antes separavam as pessoas deveriam ser demolidos pela obra acabada de Jesus na cruz.

Infelizmente, mesmo na igreja contemporânea, ainda é possível ver o preconceito e a discriminação entre os irmãos de fé. Nosso problema, hoje, não é mais entre judeus e gentios, mas nós levantamos outras barreiras, outros muros, que nos separam uns dos outros. Se por um lado “estrangeiros” e “forasteiros” são metáforas do que é de frora, “concidadãos” e “membros da família de Deus” são metáforas que dizem que, agora, ao estar em Cristo, ninguém é de fora, não há estranhos, todos são irmãos e herdeiros do mesmo Pai. Na igreja de Cristo não há distinção entre raças, nível cultural, intelectual e econômico, ou quaisquer outros elementos que nos possam afastar uns dos outros. O que vale, a partir de agora, é a fé. Na obra de Cristo foi feita a paz.

Um comentário:

  1. Gostei muito de 'O PRIVILEGIO DE SER MEMBRO DA FAMILIA DE DEUS';é muito bom vir alguem ou melhor, um lider,expressar o evangelho com tanta liberdade;sem dar impressao de estar preso a politicas desta ou daquela instituiçao religiosa,mas unicamente a essencia da mensagem cristã.obrigado!

    ResponderExcluir