segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A gratidão e o espírito cristão

Por Jease Costa


Coisa grave em qualquer relacionamento é a ingratidão. Mais grave ainda é quando vemos pessoas que retribuem com o mal a quem lhes fez o bem. Infelizmente, isso não é algo incomum mesmo entre os que se afirmam discípulos de Jesus. Há muitos crentes ingratos, e, paralelamente, muitos outros machucados por pessoas a quem trataram com cuidado e amor. É digno de nota que mesmo Jesus esperou gratidão. Certa feita curou dez leprosos, e como apenas um voltou para agradecer, perguntou a respeito dos outros nove. Isso mostra que um coração agradecido deve ser visto como prerrogativa cristã.

O apóstolo Paulo às vezes se mostra um pouco frio do ponto de vista emocional. Outras vezes, porém, o percebemos doce, comovido e gentil. A igreja de Filipos foi a única igreja da qual recebeu donativos em seus momentos de necessidades, e isso ocorreu mais que uma vez. E na carta que dirigiu a ela ele não se furtou da oportunidade de mostrar gratidão. Nos versos 4 e 5 do capítulo primeiro ele diz que sempre orava com alegria por eles, por causa da cooperação que aqueles irmãos davam ao evangelho. Coisa boa é a gratidão!

É interessante notar nessa carta de Paulo à igreja de Filipos que ele não apenas demonstrou com palavras sua gratidão, mas faz algo por eles. Assim, como forma de dar expressão à sua gratidão por aqueles irmãos bondosos, ele intercede por eles (Cap. 1.9). Sua intercessão é uma forma prática de mostrar o quanto estava agradecido.

Isso deve nos levar a pensar em nós mesmos, na forma como agimos com aqueles que em alguma ocasião nos fizeram o bem. Como você reage às pessoas que de alguma forma abençoaram sua vida? Já lhes falou a respeito de sua gratidão? E o que mais fez para dar expressão prática à sua gratidão. Uma boa forma de fazer isso é orando. Coloque cada uma dessas pessoas no altar do Senhor, interceda por elas, faça da oração por essas pessoas uma missão. Evidentemente que, se houver possibilidade e oportunidade, faça algo mais além da oração, mas não a despreze. Nós não somos capazes de dimensionar até onde nossas orações podem alcançar.

Sejamos gratos! A gratidão tem tudo a ver com o cristianismo. E que também possamos dar expressão prática à nossa gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário